"A Estrada 47"

Grupo Inconfidência

“A Estrada 47”, de Vicente Ferraz, recebeu o Kikito de melhor longa metragem na 42a edição do Festival de Gramado, a 16 de agosto de 2014, principal prêmio do cinema brasileiro.

Conta a saga de quatro militares brasileiros da FEB, perdidos na terra de ninguém na Itália, em território ocupado pelo exército alemão.

Após sofrerem um ataque de pânico, próximo à linha Gótica (linha de defesa nazi-fascista que cortava os Montes Apeninos, onde foi travada a Batalha de Monte Castello, com grandes baixas de soldados brasileiros) eles se vêm no meio do nada castigados pelo frio inclemente e divididos entre o medo de serem acusados de desertores e de enfrentar a Corte Marcial e o de encarar o inimigo alemão.

O longa é estrelado por Daniel de Oliveira (Guim), Francisco Gaspar (Piauí), Julio Andrade (Tenente), Thogun Teixeira (Laurindo), o italiano Sergio Rubini (Roberto), o português Ivo Canelas (Rui) e o ator alemão Richard Sammel (Mayer).

“Há 70 anos, mais de 25 mil brasileiros enfrentaram um frio de –30o C nos Apeninos italianos, combatendo os alemães. E é algo tão absurdo que me pergunto por que não filmaram antes? Não foi a  vontade de fazer um filme de gênero, mas contar a história real dos heróicos pracinhas brasileiros. Este encontro de culturas, dos brasileiros tropicais, em guerra europeia é o que me moveu neste filme. E foi esta história, que é importante sobretudo para o Brasil, que me emocionou. Como ninguém a contou antes?” Declarou o premiado cineasta brasileiro Vicente Ferraz, a quem cumprimentamos e  agradecemos pela apresentação dessa maravilhosa obra prima do cinema nacional.

A pré-estréia do filme “A Estrada 47” aconteceu em 07 de maio de 2015 no Boulevard Shopping, em Belo Horizonte/MG. Estiveram presente ao lançamento: Vicente Ferraz (Diretor), Isabel Martinez (Produtora), Francisco Gaspar (Soldado Piauí), Daniel de Oliveira (Guima -Personagem principal), Togum Teixeira (Sargento Laurindo), Veteranos FEB Rafael Inácio Brás e João Batista Moreira, Gen. Araújo, Comandante da 4a RM e Coronéis Falcão e Mateus, Engo Marcos Renault, Presidente da ANVFEB/ BH e a Sra. Andreia Panisset (Boulevard Shopping). O filme foi exibido durante muito pouco tempo no circuito comercial de Belo Horizonte, com apresentação de somente uma sessão a tarde e com pouca divulgação.

Mais por este Autor:
Artigos Relacionados: